1. O Porquê de um Novo Modelo

Empreendedores investem em propaganda, empregados, infra-estrutura, maquinários, etc. unicamente para fazer com que seus empreendimentos gerem um retorno mais atrativo do que outros investimentos no mercado imobiliário ou financeiro. O problema é que isso nem sempre se torna em realidade.

Ocorre que somente poucos empreendedores investem no desenvolvimento da inteligência de seus próprios negócios. Comece por uma autoavaliação rápida: Com que freqüência você costuma parar e refletir sobre o preço praticado no mercado internacional? Qual é o seu prejuízo mensal com retrabalhos e desperdícios de recursos pelos quais você já pagou ou continua pagando? Qual o custo anual das estruturas montadas somente para comprar e vender? Quantas oportunidades passam percebidas ou não são captadas, e quanto isso deixa de agregar à organização? Ademais, quem algum dia já se dedicou a implementar processos e habilidades internas para incorporar as melhores práticas?

O Modelo de Desenvolvimento Organizacional foi idealizado para tornar-se o guia de um programa de aprimoramento organizacional, pela combinação de estruturas e métodos já experimentados por empresas líderes de mercado em todo o mundo. Propõe a adoção de ciclos relativamente curtos de melhoria, mas que propiciem benefícios claramente visíveis, como economia de recursos ou maior imunidade da organização às oscilações do mercado, evoluindo gradativamente para metas mais audaciosas de expansão e propiciando a elevação da receita por empregado relativamente ao setor. No modelo, a organização é abordada de maneira aberta, pela identificação, combinação e adaptação do que se considera como as práticas mais adequadas, para cada negócio específico em um dado momento. Organizar os processos de desenvolvimento em perspectivas facilita apoiar a estratégia organizacional. O Modelo contribui para acelerar a criação de novas vantagens competitivas, e para criar uma combinação única de capacidade de realização, experiências e atitudes, que derivam do pensamento crítico, do conhecimento estruturado e de habilidades analíticas adquiridas na prática diária. Ao integrar métodos adotados mundialmente por organizações de alto desempenho, o Modelo aproxima a condução dos negócios da organização do estado-da-arte gerencial, guiando-a por uma transformação real.

Nenhum comentário: