3. Complementando Desenvolvimento com Crescimento Pessoal

Criar visões, definir estratégias, desenvolver posturas mentais, incorporar técnicas e implementar as mudanças que irão sustentar os resultados planejados sintetizam esse processo de aprimoramento e expansão dos negócios. Mas para tanto é preferível trabalhar com ciclos de gestão mais curtos, mesmo em empreendimentos de longa maturação, de modo que os benefícios marginais do esforço de melhoria possam se manter sempre em destaque.

Nesse sentido, o trabalho dos consultores há de ser complementado com outras formas de transferência, incorporação e retenção de conhecimentos, além de ficar patente a necessidade de se sistematizar o conhecimento em múltiplos níveis: desde os métodos de gestão do conhecimento, passando por técnicas de processamento do conhecimento – relacionadas às estratégias e processos de negócio e de produto, até o conhecimento técnico-operacional do negócio em si, mais facilmente associável a resultados visíveis e mensuráveis.

Buscar o apoio de outras Consultorias, assim como de Instituições Acadêmicas, é essencial para complementar e garantir a assimilação dos princípios, valores e conhecimentos selecionados para propiciar essa transformação. Mas as Instituições envolvidas nessa complementaridade precisam estar conscientes de seu papel no modelo que ora se define, e algumas já se preparam para oferecer, de modo presencial ou a distância, alguns dos cursos e treinamentos requeridos pelo Modelo.

Nenhum comentário: