Simulação de um Processo de Crescimento Acelerado

Estatísticas revelam que as empresas do eixo Brasília-Goiânia vêm registrando taxas de crescimento médias abaixo de 5% a.a. e mantendo taxas de utilização da capacidade instalada em torno de 65%. Como, então, se poderia fazê-las crescer mais de 30% no ano? Existem evidências que a adoção do Modelo de Desenvolvimento Organizacional cataliza as condições necessárias para acelerar o crescimento. Na verdade, o MDO apenas mantém a sintonia entre os verdadeiros catalizadores para produzir esses resultados: a liderança, o foco nas competências essenciais, a tecnologia, o talento, a persistência e a disciplina.

O objetivo dessa simulação é mostrar como é possível se estabelecer metas desafiadoras a partir de pequenas contribuições de pessoas e equipes ao longo de todos os processos da organização, e entre esta e sua cadeia de valor. Vamos supor que uma indústria hipotética tenha alcançado os resultados mostrados abaixo, durante o primeiro ano de utilização do Modelo.

Crescimento pelo aumento da receita

Contribuição da Sintonia
Primeiramente, a indústria opta por atacar os problemas cujas soluções causassem o maior impacto nos resultados da organização, no curto prazo.
Em um segundo momento, a organização consegue elevar sua receita e reduzir sua despesa, apenas fortalecendo as relações de confiança na sua cadeia de valor.
Essas ações causam um pequeno impacto na estrutura da organização. Admitamos que as mudanças decorrentes dessas ações propiciem um acréscimo de 5% na receita com a captura de algumas oportunidades de negócios.

Contribuição da Eficácia (aumento nas vendas)
O aumento nas vendas pode ocorrer de três maneiras: (a) expandindo a carteira de clientes; (b) elevando o valor médio do pedido; e (c) aumentando a freqüencia de pedidos. Isso pode ser alcançado com o aprimoramemto das técnicas e dos processos de marketing e vendas. Considere que, para cada um desses objetivos, as metas alcançadas foram de 10%, 10%, e 5% respectivamente. O crescimento da receita pelo aumento das vendas será, então, 27,05% (o produto das metas alcançadas).

Crescimento pela redução da despesa

Contribuição da Eficiência (racionalização do uso de recursos)
A indústria optou pela implantação do método Lean (Sistema de Produção Toyota), ao saber que é usual que ocorram reduções de prazos e no uso de recursos em torno de 23% por ciclo de melhoria. Vamos considerar que a racionalização dos recursos alocados aos seus processos de negócio tenha reduzido suas despesas operacionais em 20% ao longo do ano.

Contribuição do Empowerment
O impacto mais dramático nos resultados de uma organização ocorre com a mudança da postura mental dos seus controladores e dirigentes, posto que isso desbloqueia um grande número de oportunidades de negócio.
Em regra, tal mudança conduz ao fortalecimento da identidade organizacional, estimula a inovação e descentraliza a decisão, resultando em elevação da produtividade e promovendo as contribuições individuais. Nesta simulação, as contribuições para o aprimoramento dos processos de produção reduzem as despesas correntes em 5%.

Cálculo do Resultado

Com as melhorias distribuídas pelos diversos processos da organização, pode-se considerar que o impacto das variações das receitas e despesas no patrimônio líquido contabilizado da organização seja de aproximadamente:

%#PL = %#Receita + %#Despesa, ou


%#PL = %#Sintonia * %#Eficácia + %#Empowerment * %#Eficiência


A partir dos indicadores de crescimento considerados para a nossa indústria hipotética, a variação do Patrimônio Líquido (PL) no ano considerado foi de aproximadamente:

%#PL = 59,4%


Conclusão

A simulação conseguiu mostrar que a adoção do Modelo de Desenvolvimento Organizacional pode propiciar as condições adequadas para a execução de uma estratégia que acelere o crescimento da organização entre 30 e 70 % nos primeiros anos de sua implantação. Observe como os índices hipotéticos estimados são metas perfeitamente factíveis para a média empresa brasileira, cujos processos estão subotimizados e muito aquém dos praticados por empresas de classe mundial.
Considerando que a ociosidade da capacidade instalada da indústria hipotética se situe na média dos 35%, a expansão dos seus negócios com a adoção do MDO pôde ser integralmente absorvida, sem a necessidade de expansão do seu quadro funcional. Ainda, se o seu excedente de caixa for reinvestido na expansão da sua capacidade instalada e no suporte ao desenvolvimento de seus processos de negócio, a empresa também terá atingido um nível de estabilidade suficiente para sustentar taxas de crescimento elevadas nos próximos exercícios fiscais.

Como exercício, estime os percentuais de crescimento para sua organização nas diversas perspectivas do MDO, calcule a variação percentual do seu PL e multiplique o resultado pelo seu faturamento anual. Então, mobilize-se! Estabeleça isso como desafio e facilite o caminho usando esses conceitos como orientação. Parafraseando Bernard Shaw, você pode ver as coisas como elas são e perguntar "Por que?", ou então sonhar coisas que nunca foram e perguntar "Por que não?"

Nenhum comentário: